Será que os mosquitos da Comporta resistem aos encantos destas casas dos irmãos Aires Mateus? São um dos quatro projectos de habitação que representarão Portugal na Bienal de arquitectura de Veneza, que arranca a 29 de Agosto. A exposição intitula-se No Place Like e deixa ver outras três casas portuguesas, com projectos de Bak Gordon, Carrilho da Graça e Siza Vieira. Mas há mais. Ou não fosse o subtítulo da mostra “4 houses, 4 films” (com aquela pausa de seriedade, à inglesa, pelo meio). Quatro artistas da praça (Filipa César, João Onofre, Julião Sarmento e João Salaviza) realizaram quatro filmes ficcionais que desvelam a relação destas casas com os contextos em que se inserem.
(na imagem, uma das casas na Comporta, dos irmãos Francisco e Manuel Aires Mateus, fotografada pelos arquitectos e facultada pela direcção geral das artes)
Jamais nesse viveiro de mosquitos chikérrímos com o nome de Comporta mas, vamos levar a casa desse sítio e acreditar que é possível viver com “o amor e uma cabana”?
“i and i”!!!
a casa é de uma simplicidade comovedora.
Extraordinaria.
É mas é MINHA!