Aral

As salas de cinema sempre tiveram o poder de transportar as pessoas para outro lugar. Faz parte do apparatus da coisa. Ou do aparato. Luzes apagadas, bloco na mão, mais um bocadinho e estava em NYC, no Angelika Film Center ou coisa que o valha. Porque na verdade pouco importava estar na Mercer St. ou ter uma praça de touros em cima da cabeça, como naquele espaço (?) estranhíssimo que fizeram no Campo Pequeno. O que importava mesmo, era o que se passava lá dentro: a projecção do último documentário da catalã Isabel Coixet, “Aral, El Mar Perdido”, que estreou há uns dias no Festival de Cinema de Donostia (a bela San Sebastian). Não vi as críticas, apesar de já ter ouvido falar do filme (que acaba, justamente com um comentário irónico e autoreferencial sobre a quantidade de documentários feitos sobre o Mar de Aral).

E perguntarão, mas o que faz uma jornalista do dézaine a ver filmes da Coixet numa terça-feira ao meio dia no meio de Lisboa?
Pois vai a um lançamento da Roca que, através da Fundação We Are Water, apadrinha o filme. Não sei se foram os jump cuts, a câmara levada à mão, a música que vagueia como as ondas desaparecidas (é de Tim Robbins?), a certeza da voz off de Sir Ben Kingsley, “I wandered what had happened to the Aral Sea”. Mas o filme é uma pérola.
Pode um mar secar? Pois pode, até não ser mais do que um “suspiro no horizonte”.

(imagens de Jordi Azategui, da média metragem “Aral, el Mar Perdido”, de Isabel Coixet, sobre o desastre ecológico do desaparecimento do Mar de Aral, no Cazaquistão, que hoje é um deserto)

Anúncios

Respond to Aral

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s