O Design na Escola (Tools at Schools)

Enquanto ajudo G. a fazer as diabólicas “operações de subtracção”, e tento, ingloriamente, despertá-lo para a poesia da matemática (não sou grande inspiração, admito) pergunto-me se não faria sentido, também, que o design entrasse nas escolas. Como disciplina autónoma, ou como disciplina que faz a ponte entre várias disciplinas, da matemática ao desenho passando pelo estudo do meio, pergunto-me o que não fariam o projecto, e o processo, pelas cabecinhas e corações dos nossos brotos!
É precisamente esta ideia que está na base de Tools at Schools, um projecto apresentado na semana passada na ICFF de Nova Iorque, que o meu amigo Sam fez questão de me mostrar (bendita Net) e que eu agora partilho.
Uma parceria entre a editora americana Bernhardt Design, a consultora Arulinden e The School at Columbia University, Tools at Schools convida alunos do 8º ano a projectarem a sala de aula do futuro. Partindo da sua própria experiência e pesquisa, estes teenagers de 13-14 anos passaram por todas as etapas do processo: pesquisa, conceito, desenho à mão, desenho 3D, maquetes e protótipos, até verem os seus objectos serem produzidos na fábrica da Bernhardt.
A ideia é maravilhosa e inspiradora, os projectos, que só conhecemos da fotografia, parecem inteligentes e emotivos. E até os erros ortográficos (lemos “flexability” num desenho de uma secretária) são interpretados como um sinal de criatividade, onde a “flexabilidade” seria a qualidade dos objectos que são, ao mesmo tempo, flexíveis e hábeis.
Haverá maior projecto do que dar às crianças autonomia e confiança para resolverem os seus próprios problemas? Não será a perspectiva do design uma ferramenta privilegiada para os ajudar a perceber isso?
Haverá maior desejo, para além de serem felizes, que os nossos filhos sejam progettisti, no design, se quiserem, mas sobretudo na vida?

Anúncios

Respond to O Design na Escola (Tools at Schools)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s