Bienau

Em boa hora, no antigo tribunal que já foi convento, ficámos a conhecer o programa detalhado da EXD 11, que arranca no dia 28 de Setembro. Passando por cima da crise, com um tema “provocador” – USELESS – a bienal de design (ou “do design” como há quem escreva na imprensa) mostrou ao que vem, com um programa comissariado pelos habitués da EXD mas que também traz gente nova.
Não vamos querer perder a exposição Sidelines, comissariada por Emily King (da fantástica Quick, Quick, Slow), com colecções privadas de objectos espalhadas por 7 museus pouco conhecidos de Lisboa, nem a retrospectiva de Fernando Brízio, no Palácio Quintela. A Lisboa vem o paulista Marcelo Ronsenbaum e o arquiprovocador Enzo Mari, este último a convite de Hans Ulrich Obrist, da Serpentine de Londres, para falar com propriedade sobre design DIY.
Os tangenciais este ano têm a vantagem de estar concentrados (como de resto toda a bienal) num percurso que, se quisermos, pode ser feito a pé (das Amoreiras à Sé, e até rima). Muitos deles estarão instalados no soberano lounging space da bienal: o antigo tribunal da boa hora, que pede (grita) para ser aproveitado. A maior curiosidade é ver o que vão fazer aquele magnífico claustro, mas já falta pouco para sabermos.
O que não sabemos, por enquanto, é o que terá acontecido a alguns projectos EXD sobre os quais se tinha levantado o véu e que tinham gerado expectativa. Um deles é Platform, um projecto de direcção curatorial que agregaria universidades, galerias, empresas e criadores para transformar Lisboa num centro de experimentação na área do design. Outro é o livro que se propunha revisitar a última edição da bienal.
Mas as boas notícias, para fechar em grande, são que a Experimenta prepara-se para rumar a terras de Vera Cruz. Ainda com data incerta, mas com muita ambição e energia, na efervescente cidade de São Paulo, parece que em breve teremos “Bienau”.

(na imagem, os Mobiletos dos Pedrita, fotografados no Palácio Quintela. A versão final será apresentada na semana inaugural da EXD, pela mão da galeria show me, de Braga, num espaço TBA)

Anúncios

Respond to Bienau

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s