Os Clássicos

Uma revista de livros por aí perdida levou-me de volta a Scott Fitzgerald, de quem realizei não saber quase nada. O senhor morreu novo, acabou não exactamente na penúria, mas rendido – ou vendido – ao papel de argumentista de Hollywood (o termo usado por Fitzgerald é mais cru: “whoring”).
Lembrei-me do “The Great Gatsby” que li na minha adolescência num paperback da Penguin. A lombada era verde-esmeralda, e na capa tinha uma fotografia a preto e branco de um daqueles automóveis clássicos que associamos sem pestanejar aos roaring twenties (e quase ouvimos a buzina rouca a soar).
Embora nas aulas de inglês Virginia Woolf fosse claramente a minha preferida (aos 15 anos que fácil que era deslizar pelo stream of consciousness), não me esqueço do impacte da voz de Nick Carraway. Penso se o prazer teria sido redobrado tivesse eu entre as mãos um destes exemplares soberbamente desenhados por Coralie Bickford-Smith. Acho que sim. É extraordinário como captam, com economia esplêndida, o espírito do livro. Como significam a época (e a obra), muito mais do que uma fotografia, justamente, da época.
Tudo isto vem a propósito de uma exposição dos trabalhos de Bickford-Smith no Espaço BÁ (do nosso querido designer-curator Luís Royal) . É um dos tangenciais da EXD e inaugura dia 29. Não era preciso que servisse para mais nada, mas servirá para pensar no valor do livro como objecto numa altura em que os e-books pulverizam o mundo editorial as we know it. E servirá também para reflectir sobre a “utilidade” do design para contrariar esse processo.
É inevitável que a maioria dos livros de papel desapareça (o que pensando bem, à partida, até é bom para o planeta). Mas os livros morrem de pé. Não vão acabar: vão só ficar melhores, mais apetecíveis e deslumbrantes. Conteúdos e contentores. Tal como as livrarias: podem tender a desaparecer, engolidas pelos algoritmos da Amazon (quem é que disse que eu também ia gostar desse livro?), mas os livreiros, os bons, serão pagos a preço de ouro.

Anúncios

Respond to Os Clássicos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s