Muji no Museu

Image

 

Num mundo ideal, os comunicados de imprensa seriam simples e limpinhos, com ideias claras e palavras luminosas – justas – e viriam sempre acompanhados de imagens maravilhosas  e sucintas capazes de dizer muito mais do que todas as palavras.

Gerariam, pela simples contemplação ou pela aprofundada leitura, graciosos “movements of the mind”, como no artigo que li hoje.

Nem sempre é assim. Quase nunca é assim, na verdade.

Acabei de receber um PR (as in Press Release) enviado pelo Design Musem, anunciando a próxima exposição da japonesíssima Muji (que em Lisboa, claro, se esconde atrás do carrinho do Fado), que vai durar pouco mais de uma semana e que será introduzida, no dia 9 de Março, por uma série de vultos do design contemporâneo, a saber: Naoto Fukasawa, Konstantin Grcic e Sam Hecht. A converseta, já agora, será moderada por outra star: Tyler Brûlé.

Ora esta é uma ementa apetecível (como suspeitamos que seja o conteúdo da própria exposição, que parece vai incluir algumas raridades Muji, protótipos e outros mistérios) tão suculenta que até parece desadequada ao próprio título da exposição: “Product Fitness 80”, e ao comunicado (foi por aí que começámos) que, na tentativa de contar uma história, cria um novelo confuso, que envolve médicos, terramotos, e palavras exóticas todas jolies como “monozukuri” (que significa artesanato, ou, há quem diga, o mais poético “fazer coisas”).

A ideia é pôr os produtos a fazer dieta e excercício, para responder à pergunta “o que aconteceria se utilizassemos menos 20% de materiais e energia para fazer produtos?”, assinalando o ano que passou desde que a tragédia do Tsunami arrasou o Japão.

Não gosto nada do título mas gosto da ideia e da intenção. Pop up minimal.

(na imagem o leitor de CDs de parede de Fukasawa que já deve ter aparecido por aqui mas não faz mal ser repe)

Anúncios

Respond to Muji no Museu

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s