O Quarto de G.

 

 

Andam a tentar convencer-me a ler O Quarto de Jack, mas eu, armada em chique e complicada, torço o nariz. As sugestões vêm das mais diversas fontes. As fidedignas, as acidentais, as suspeitas, as categóricas. E depois, as referências: finalista do Man Booker Prize, e do Orange, e  indiscutível na lista do New York Times (e o que é que isto quer dizer? embora fugir???).

E uma pessoa pergunta-se “porquê?”

Hoje tive o livro na mão. Alguém mo passou. Claro que mais de 80% são diálogos. O que não tem nada de mal, em princípio. Por princípio. Claro que a tradução (não sei de quem é) fez o favor de transformar o amoroso e próximo “Ma” num pindérico “Mamã” (não há grandes alternativas, reconheço).  Fecho o livro. Guardando o benefício da dúvida, decidi que ia comprá-lo. Em inglês. Com um título muito mais enxuto, e belo: Room.

Não faço ideia o que me espera. Ultimamente estou muito chique em literaturas, entre o clã dos Sartoris e o Sr. Fernando (Vicente, Bernardo). Sei que o quarto do livro é uma cela onde vivem mãe e filho, só que o filho não sabe que está numa cela, e a mãe encarrega-se de que continue nessa ignorância abençoada durante muito, muito tempo.

Hoje estive no quarto de G. Deitei-me ao lado dele no beliche. Passei-lhe a mão pela cabeça várias vezes, enquanto lhe falava baixinho. O quarto de G. não é O Quarto de Jack. Amanhã de manhã sairemos para o sol, compraremos o jornal, e iremos beber um café (ou um leite com chocolate) e quando passarmos pela papelaria vai pedir-me cromos dos Invizimals. Mas enquanto sonhamos estrelas imaginárias no tecto de breu, afago-lhe e cabeça, e peço que continue nessa ignorância abençoada, protegida e só nossa,   durante muito, muito tempo.

Anúncios

Respond to O Quarto de G.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s