museu é o mundo (e nós nele)

 

“E o que é que gostaste mais do dia de hoje?” pergunto eu a S., enquanto o aconchego na cama, domingo à noite, a fechar um fim-de-semana intenso. “Da paia, mãe”, responde. “Da praia? Mas hoje não fomos à praia…” questiono eu “isso foi ontem, meu amor, estás muito cansado. Hoje, hoje. O que é que mais gostaste de fazer hoje?”. O quarto está escuro, silencioso. G. já deve dormir, no piso de cima do beliche. “Mãe, da paia, da pai-a”, insiste S. (imagino as mãozinhas abertas, explicativas, dentro da noite).

E então, no meio da escuridão, faz-se luz. A “paia” de S. não tem mar, nem areia, nem conchinhas nem búzios, evidentemente. Ou talvez tenha um bocadinho disso tudo. (papagaios até). Mas a “paia” é mesmo “palha”. A palha que pisámos e atirámos uns aos outros na exposição de Hélio Oiticica. Onde se rebolaram, em puro contentamento.

Já tinha lido que a exposição do brasileiro no CCB valia a pena, mas ao vivo e a cores (muitas) é muito melhor. E com os brotos, então, torna-se obrigatória. Logo na primeira sala, a expressão de espanto, bocas abertas, cabeças inclinadas para trás, a voar pelos Relevos Espaciais, sem sair do chão. O émerveillement continua à medida que pisam os trilhos de areia, mergulham nos Penetráveis (que, segundo diz G. felicíssimo da vida, “vão dar a lado nenhum”),  despenteiam os cabelos e sacodem a alma em tiras de pano ou de plástico, ou desbundam, literalmente, na recomendável loucura de Cosmococa.

museu é o mundo, sim, e os miúdos nele.

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Respond to museu é o mundo (e nós nele)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s