Dar a Cara

Mais de mil candidaturas, 50 capas seleccionadas, e,  entre estas, 3 são portuguesas. É obra. E a obra é o do atelier FBA, de Coimbra, que acumula prémios fora e dentro de portas. Este é especialmente importante, tratando-se do concurso 50 books/ 50 covers, um prémio atribuido pelo Design Observer com o aval (e júri) do American Institute of Graphic Arte.

Mais do que livros, foram premiadas 3 colecções, todas com direcção artística de João Bicker. As  minhas capas preferidas são estas que estão aqui em cima, desenhadas por Ana Boavida, onde os autores – literários- “dão a cara” na capa do livro. A colecção, que reúne guias de apoio na leitura de grandes obras da literatura portuguesa, chama-se “Ler Melhor” e é editada pela Almedina.

As outras 47 obras premiadas estão aqui, e vale a pena espreitar, mesmo até ao fim, para um encontro quadriplicado com Clarice Lispector.

Mas este é claramente o momento de celebrarmos o design português, que parece ter cada vez mais profetas fora do rectângulozinho… (a recente edição da Monocle, sobre o poder luso, e a próxima da FRAME, que se está a cozinhar com muito Portugal lá dentro, são prova disso).

 Por isso puxemos a brasa à nossa sardinha, e louvemos o nosso dézaine. Que, está visto,”Tem mais encanto”. A qualquer hora.

Anúncios

Respond to Dar a Cara

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s