Glaciar

fotografia (2)

O meu pai ensinou-me, em pequenina, que os gelados sabem melhor no Inverno. Ainda estamos relativamente longe, com todo o Outono  pelo meio, mas vamos ensaiando, num warm-up literal e gustativo (o gelado acabará por derreter).

Um cone estaladiço, com duas bolas bem viçosas, em Dezembro é bem mais do que uma delícia. É uma gloriosa inversão invernal, e funciona. No Inverno, o gelado derrete apenas onde deve derreter: dentro de nós. A temperatura exterior acompanha-o, em vez de rivalizar connosco para ver quem come mais rápido, se nós que engolimos o gelado, se o calor que o desfaz num suspiro.

Era isso que fazíamos, eu e o meu pai, tantas vezes depois da escola: paragem no “Chile”, duas bolas para mim (um clássico infantil: morango, chocolate), duas bolas para ele (café, pistachio), cone ou copo, tanto fazia , era sempre uma “boa ideia” (as palavras mágicas que me dizia quando achava que o dia estava de feição para um geladinho. Estava frio e o gelado aquecia-nos. Era sempre uma boa, grande ideia).

Foi assim que procurando, no Outono estreado, o sabor do gelado invernal, fui parar aos jardins da Gulbenkian, para provar umas das criações do chef Bertílio Gomes, especialista em sobremesas, que se concentra em retirar sabores improváveis do mundo e cristalizá-los em perfeitas e efémeras bolas de cores. Desde Julho que os gelados experimentais (e não só) de Bertílio podem ser degustados no novo Centro Interpretativo Gonçalo Ribeiro Telles, que, na Gulbenkian, conta a história do jardim, em imagens, palavras e sons, num tom interactivo, poético e simples (que sossego). E até nos manda um souvenir electrónico (vão ver, vão ver).

É uma felicidade redobrada descobrir que temos mais uma razão para voltar a um sítio que gostamos. Desta vez, provei a felicidade em quatro cores: framboesa, limão, eucalipto e manjericão.

(na imagem, uma Lourdes Castro aframboesada e glaciar no CAM, porque rima, e aqui em baixo dois shots do Centro Interpretativo Gonçalo Ribeiro Telles)

fotografia (6)

fotografia (5)

Anúncios

Respond to Glaciar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s