Neva

01_2014_IS_ROROS-BlanketsAgnesBernadette_©erik-five

…devant une belle page blanche, j’aimerais avoir vingt ans… 

Charlotte Perriand

Ainda agora chegou a Primavera (que é como quem diz…) e já está tudo a falar do Verão. O senhor da rádio anuncia o tempo manhoso e lamenta-se: “E o Verão que teima em não chegar”. É obsessivo. Tão obsessivo quanto o comportamente dos “agentes da autoridade” espalhados pelas ruas de Lisboa que não desprendem os olhos, os dedos e o nariz dos telemóveis, vendo sabe-se lá o quê, trocando SMS compulsivamente. Vendo tudo menos as ruas e as casas e as pessoas. Antes assobiavam para o lado. Faziam girar distraidamente o cassetete. Agora deu-lhes para isto.

Talvez seja melhor assim.

A amoreira lá de casa já está em flor, ainda não vimos andorinhas, e chove que se farta, até doer, mas a Primavera está aí. E veio para ficar três meses. Parece que há quem queira passar-lhe a perna, ultrapassá-la pela esquerda, esquecer que existe, mas é isto a Primavera, é chuva e sol também,  e se fosse um pictograma seria a silhueta de um sol meio escondido atrás de uma nuvem, e talvez um raio a raiar e uma gotinha a cair.

Quando era pequena, gostava era do Outono, estação melancólica e que conheci quando vim ao mundo. Com a idade, tornei-me menos radical. Gosto de tudo (tudo se aprende). E num dia chuvoso de Primavera, não é pelo Verão que suspiro, mas pela página branca da neve nevada.

Estas mantas (plaids) de Inga Sempé para a norueguesa Roros (uma empresa familiar a fabricar mantinhas com lã de ovelhas locais desde 1940, na vila com o mesmo nome) são perfeitas para esta evocação. Sempé, filha de mãe dinamarquesa, tem alguma coisa dessa sobriedade nórdica no seu trabalho. Também tem o génio do pai. Agnès e Bernardette (que delícia!) são duas mantas femininas, maternais, mas suficientemente geométricas  e organizadas, uma em dégradé, outra com uma subtil quadrícula que cobre o fundo sem o anular, para não afastarem nenhum macho com a sua evidente doçura.

Que mais se pode pedir?

roros_01

 

 

Anúncios

Respond to Neva

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s