Casas dentro de Casas

icon-06

1214-play-yet

 

Quando era pequena, os meus tios construíram, no jardim da minha avó, uma tenda de índio improvisada, encostada a um tronco de um velho pinheiro. A estrutura era feita de canas de açúcar, que o meu primo tinha trazido de uma viagem ao Brasil. Vimo-las crescer. Ele cortava-as com um canivete e depois sugávamos o açúcar que tinha um sabor intenso, a terra doce. Por cima das canas pusemos folhas, talvez algum pano esquecido, não me lembro bem o quê.  Mas lembro-me da estrutura, e do interior da tenda, e da primeira vez que entrámos lá dentro, pisando o chão escuro, varrendo com os pés a caruma espalhada. Lembro-me da excitação que foi entrar ali.

Acho que ainda está para nascer o miúdo que não sonha ter uma casa numa árvore, como o indomável Huck ou os escuteiros de Wes Anderson. Ou até uma tenda sem capota, o último refúgio da belíssima melancolia de Lars von Trier.

A casa é o útero. É a protecção e o ninho. Fui sempre muito feliz em casas dentro de casas (ou jardins)

Por isso, quando vi estas estruturas modulares da designer Stéphanie Marin (chamam-se Play Yet!), percebi que se pudesse, trazia-as já para casa e cada um fazia o quarto que quisesse. E depois desfazia e fazia de novo. Como uma construção livre a partir de peças de LEGO. São simples, honestas, divertidas. De madeira, cortiça e tecido, naturais. Fazem prateleiras, mesas, bancos, estantes inteiras. Dão uma cama de princesa, um navio de piratas, a cabana de um náufrago, um castelo imaginado. Dão o que nós quisermos, e isso é tudo.

 

1211-play-yet

 

1208-play-yet

 

 

1209-play-yet1213-play-yet1205-play-yet

Anúncios

Respond to Casas dentro de Casas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s