Um Ouvido Selectivo

icon-092014-06-04 15.11.56

 

Dei início a uma nova empreitada.

O sol brilha.

O chá arrefeceu, mas está quente, está quente.

Este é o meu novo posto de trabalho.

Gosto das trepadeiras em escalada. Da relva debaixo dos pés.

Do silêncio. Do silêncio. Dos cinco pássaros distintos a ensaiar à minha volta.

Há uma voz rouca atrás de mim. Uma menina cheia de tatoos. Há um contrabaixo, uma guitarra. São três. Começou a cantar Amy. Trouxe-me a minha irmã. Estava ainda aos solavancos, a voz. Depois foi aquecendo, como este sol que se pega à minha pele. Agora está solta, transitiva, levantou-se o embargo.

A senhora minha avó assoma-se ao jardim, braços cruzados, aquele sorriso contido, branco, com os incisivos a espreitar elegantemente. Laterais. Tímidos e vivos, audazes. “Está a ouvir, avó?” Estes miúdos tocam bem.

Não.

Que sorte ter 93 anos e um ouvido selectivo. Poder não ouvir patavina. Às vezes. Os meus brotos podem fazer a chinfrineira que quiserem. Pela manhã, em correria à volta da casa, walkie-talkies em punho. E fazem pouca barafunda, estes meus lindos. A bisavó dorme como um anjinho.

Mas depois há isto. A senhora aproxima-se. Não ouve nada. Aproxima-se do som às cegas. Como quem sai de uma gruta, encandeada pela luz. Os braços continuam cruzados e acho que na casa estão a tocar Maria Rita. Mas podia ser o Love Me Two Times. A senhora diz que sim com a cabeça, foi pôr o aparelho e aprova o som. É bom.

O som é bom. É como a meditação, “Diz que faz bem”, sustenta a senhora minha avó quando me vê em posição de lótus, costinhas direitas, cabeça erguida num celestial fio invisível.

O som é vibração. O Miles que me perdoe mas hoje troquei-o por um trio mesmo atrás de mim. Um cover flow ao vivo. E, ao ritmo, ao ritmo novo e desbordante, começa a empreitada.

É preciso ritmo para se escrever.

 

Anúncios

Respond to Um Ouvido Selectivo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s