Branco não é uma cor

icon-06brancaazul

Num jantar em casa de uma amiga convidaram-me a sentar-me, pela primeira vez, numa cadeira como estas, desenhada por Marco Sousa Santos. Que sossego, que descanso. Para minha desgraça, a minha amiga quando quer é muito chique (e prática), e tendo dado um dîner volant, não pude ficar sentada na cadeira tanto quanto gostaria. Tragédia. Passei então a contemplá-la.

Esta é uma cadeira bonita, para fruir com o olhar e com o tacto (a camada de borracha que cobre subtilmente as suas costas não é inocente, pede para ser tocada, e levantar a cadeira para a mudar de sítio passa a ser um exercício prazenteiro) e para viver plenamente, como o design se quer, de costas direitas ou derretendo-se sobre a mesa.

A cadeira da minha amiga é branca, como brancos são quase todos os objectos da Branca Lisboa, a marca que o designer português Marco Sousa Santos criou há uns anos (é “filha” de uma das melhores exposições que vimos na Experimenta em 2009, Workstation) e faz brilhantemente a ponte, o que é ainda raro em Portugal, entre o design e a indústria. As peças são desenhadas no atelier do designer em Lisboa, e produzidas por mãos e máquinas portuguesas no norte do país.

Branca Lisboa é uma homenagem à cidade onde Marco Sousa Santos se sente bem. Mais do que de cor, fala-nos de luz.

É por isso que agora, ao vivo e a cores, tingidas de vários tons, estas cadeiras continuam a ser brancas. Mesmo em Paris, onde vão estar, no início de Setembro, na Maison & Objet, levarão consigo a luz de Lisboa.

(aí em cima, em azul, e aqui em baixo, em branco, a celestial cadeira WR.02 de Marco Sousa Santos / Branca Lisboa)

brancaembranco

Anúncios

Respond to Branco não é uma cor

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s