Mãe Impressora (queres que te faça um desenho?)

icon-06

 

broculos

Há mães que contam histórias aos filhos, mães que escrevem histórias para os filhos, e mães que fazem desenhos para os filhos. A designer Rita João é uma delas. Os seus desenhos sabem a glória, e agora, graças a um afortunado “deslize” de alguém que lhe é muito próximo, podemos desfrutá-los também.

De mãe para filho, Rita João começou a fazer desenhos para a sua cria, Tomás (5 anos), como forma de comunicar. “Eu sou o software para ele pôr cá fora as imagens” diz a designer, autora malgré elle do blogue Mãe Impressora. Reuniu folhas espalhadas, envelopes soltos, bocadinhos de papel, e resolveu organizá-los num blogue que é uma espécie de arquivo vivo de imagens belíssimas, que sim, às vezes valem mais que mil palavras.

Todos lidamos com palavras, mas aqueles que vivem delas sabem até que ponto podem ser enganadoras. Insuficientes, esmagadoras, laterais. Demasiado curtas, demasiado longas, demasiado frias, demasiado quentes. Às vezes, ficam tão longe do que queríamos ter dito que preferíamos ter ficado calados. Outras, não chegam nem aos calcanhares do que quisemos dizer. É uma banalidade, uma fatalidade, mas as palavras são quase sempre desajustadas, pecam por excesso ou por falha. E enganam-nos.

Às vezes, não chegam mesmo. É aí que dizemos: queres que te faça um desenho?

Foi isto, precisamente, que Rita João fez. Amorosamente. Nos dois sentidos. Às vezes, para dar corpo a ideias impronunciáveis que despontavam da cabeça do seu filho. Como a história dos dentes que são moedas, a primeira de todas, que nasceu depois de Tomás ter ouvido a clássica lenda do ratinho dos dentes, e tê-la interpretado à sua maneira. Então os meninos ficam sem dentes e depois os ratinhos substituem-nos por moedas, é isso? Para verificar, e já agora esclarecer a confusão, a mãe fez um desenho. Está aqui. É maravilhoso. Era mesmo isso.

Outras vezes, é a mãe que “imprime” desenhos seus para explicar coisas simples ao filho, coisas simples mas complicadas de explicar, como por exemplo: tens de vestir o casaco. Essa é a génese da ilustração do pinguim, que aqui reproduzimos.

O blogue Mãe Impressora é uma delícia. Clama por uma edição em livro. Os desenhos são perfeitos, genuínos, concretizam esplendorosamente o “imaginar” e o “designar”. Às vezes, são feitos só pela mãe. Às vezes Tomás, que sabe nadar, dá uma ajudinha (e cobre de translúcidas aguarelas os desenhos da mãe).

Estou mesmo muito feliz com o”deslize” que tornou este blogue privado um assunto público. E mais feliz ainda por saber que a Rita, e o Tomás, têm ainda muitos desenhos espalhados pela casa para a Mãe Impressora pôr no mundo. Afinal, como se sabe, “pôr no mundo” é coisa de mães.

(todos os desenhos são da Rita João, uma das metades dos Pedrita. Podem ver o resto aqui).

desenhos025

predio003

Anúncios

Respond to Mãe Impressora (queres que te faça um desenho?)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s