Prata da Casa

icon-06

Top†zio_Catalogo Exposiá∆o 140 anos (dragged) 4

Este “contentor de água” de Fernando Brízio não é para ser visto assim, no vazio. Imaginem-no encostado a uma parede. O tubo de cobre, protuberante, saindo da superfície branca, e daí deslizando, como a água que flui e assume todas as formas, para o interior do contentor de prata. Só para sair de novo.

Cheio ou vazio, encostado a uma parede ou flutuando no escuro, é sempre uma beleza. Water Container #5, é uma das peças criadas para celebrar os 140 anos da Topázio. A marca, fundada no Porto em 1874, festejou ontem 14 décadas com 14 peças contemporâneas, criadas por designers, artistas e outros criadores, mais um filme – belíssimo, para ver e escutar, como o cinema ideal se quer – do cineasta João Botelho.

São demasiadas cerejas para um só bolo? Não, se o chef for Toni Grilo, director criativo da Topázio e curador da exposição que ontem vimos no Terreiro do Paço, em Lisboa.

Foi o designer franco-português que reuniu, à sua volta, outros 13 magníficos – Cristina Santos Silva, Didier Faustino, Dino Alves, Dino Gonçalves, Fernando Brízio, Joana Vasconcelos, Marco Sousa Santos, Nini Andrade Silva, Nuno Baltazar, Rodrigo Oliveira, Sam Baron e Teresa Lundhal – desafiando-os a interpretarem, cada um à sua maneira, a herança da Topázio pela lente do presente.

Reunida a prata da casa – todos os criativos são portugueses ou têm ligações fortes a Portugal- o resultado não podia ter sido mais brilhante. No meio de uma exposição tão conseguida (as peças, de banho de prata, estarão à venda em edição limitada de 10 unidades, mais uma peça de autor) difícil é não balançar. A prata é um chamariz luzidio, e o olhar passeia-se de encantamento em encantamento.

Cada um terá as suas inclinações. As minhas estão aqui, reluzindo no Playtime. O mais bonito é ver como partindo de uma mesma peça, uma mesma história- o simbólico jarrão D. João V – cada criador escreveu a sua própria história. Perfeitamente identificável.

Eis algumas delas: Toni Grilo presta homenagem aos artesãos que fizeram e fazem a Topázio com uma jarra com a sua marca tubular e 140 caras de anjos; o artista plástico Rodrigo Oliveira desconstrói genialmente a cornucópia/ corno da abundância dos ourives do passado e transforma-a em sandwich box metalizada, convertendo o luxo e a opulência em banalidade acelerada, onde tudo convive, até a contradição; Sam Baron deleita-nos com os motivos decorativos, quase romanescos, que brotam, como cogumelos, da sua champanheira, e oferece-os, despojados e ágeis, como uma projecção de futuro; Joana Vasconcelos acerta ao sintetizar o “barroco Joanino”, explosivo em curvas e o movimento, em esferas luzidias; e Marco Sousa Santos cria uma ilusão óptica para ser tocada e que combina a prata e o cobre num corpo central “que lâminas de prata vestem sem esconder”.

Maravilha.

(o burburinho da sala cheia não deixou ouvir com atenção “O Som da Prata” de João Botelho. Para outro post fica o registo de algumas imagens lindas, cinzeladas, metálicas, e explosivas, que me fizeram pensar nos mestres do cinema soviético. Mais maravilha.)

(As fotos, em cima e em baixo, mostram as cerejas argentinas de Fernando Brízio (Water Container # 5), Rodrigo Oliveira (Cornucópia), Sam Baron (Decorum), Joana Vasconcelos (A Joanina) e Toni Grilo (140 Years of People). As fotos são de Manuel Teixeira. Para ver a colecção inteira, 140 Anos Topázio, espreitem aqui)

Top†zio_Catalogo Exposiá∆o 140 anos (dragged) 1

Top†zio_Catalogo Exposiá∆o 140 anos (dragged) 2Top†zio_Catalogo Exposiá∆o 140 anos (dragged) 5

Top†zio_Catalogo Exposiá∆o 140 anos (dragged) 3

Anúncios

Respond to Prata da Casa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s