O Cara (2015)

icon_10ttd5ty48a8oe

Dê repentxi, dê repentxi, andava à procura de uma cara para o novo ano e esta pareceu-me bem:knirz9m0v3s0

É uma obra de Vhils, cravada numa parede de Aveiro, aparentemente não muito longe da estação de comboios da cidade. Tropecei nela, quase 3 anos depois de ter sido esculpida, porque uma alma generosa, voluntariamente atrasada, atrapalhadamente adiantada, mas nunca, nunca acertada, teve a generosidade de a partilhar com este abençoado delay. E agora digo: graças.

Vhils é aquele artista que claramente “não queria ser mais uma camada”. Por isso, em vez de simplesmente acrescentar, retira. Começou por pintar mupis de branco e descascá-los amorosamente. Crava caras na cidade como a cidade nos crava a todos. As cidades, todas. As que vivemos e as que sonhamos.

O graffiti, explica Alexandre, o Grande, é como a “erva daninha” que rebenta no alcatrão. Por isso, é esplendorosa. Tantas vezes me perdi no verde que teima em não morrer. Que rebenta e explode.

É mesmo isso que podemos pedir ao ano: que rebente e expluda, da melhor maneira. Límpido e nítido como um olhar.

(Por esta altura toda a gente aqui no jardim já há de saber que o português Alexandre Farto, aka Vhils, foi eleito pela Forbes um dos “30 under 30”, na categoria Arts and Style. Ao todo são 600 jovens iluminados, mas esta estrela é nossa, e brilha com mais força. Vhils agradeceu como o Universo manda: “Obrigado a todos os que estiveram comigo mas acima de tudo obrigado a todos os que estiveram contra mim até hoje”, escreveu no FB. Lá em cima, está a litografia DETERIORATION, edição limitada, assinada e numerada, à venda na galeria do artista. E com este wishlist#1 inauguramos o ano, em beleza, comme il faut.)

Anúncios

Respond to O Cara (2015)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s