Jacarandando

icon-0710428513_10153892966074377_2722465974831380006_nAndava com a cabeça no ar à procura do jacarandá mais bonito de Lisboa e não me decidia. Depois o meu amigo D. fez o favor de publicar esta fotografia e sosseguei. Não sei se é o jacarandá mais bonito de Lisboa mas anda lá perto, de certeza. Também não sei se existe um concurso do jacarandá mais bonito de Lisboa, como aqueles da “rua mais florida” e coisas assim. Mas se não há, devia haver.

Todos os anos, por esta altura, abre-se a temporada. O céu fica pintalgado de lilás e o chão amorosamente peganhento. Em Nova Iorque, o céu aparece-nos, com frequência, às risquinhas, tirinhas de azul entre os prédios impossíveis. Em Lisboa, na Primavera, o céu é um espanto de pétalas púrpuras.

Quando era pequena, achava “Jacarandá” uma palavra estranhíssima. Quando percebi que era uma árvore, fiquei pasmada. Imaginava um animal. Achava mesmo que estava mais próximo de um réptil (roxo) que de uma árvore majestosa.

Não sei de onde vêm os jacarandás. Cheira-me que têm primos africanos, pela maneira como os ramos procuram o Sol e a água (aqui na Europa, mais altivos, se fosse em África os ramos andariam mais rasteiros, esticando-se paralelos à terra, para absorver todas as gotas e vapores que conseguissem). São maravilhosos. E a prova que quanto mais crescemos (envelhecemos), mais gostamos de plantas. São menos complicadas. Ajudam-nos a respirar.

Os jacarandás são tão nossos, que a minha amiga Parisienne coloca-os no header do Facebook para indicar, subtilmente, que está em Lisboa. Quando está em Paris se calhar põe o Champ de Mars. Os jacarandás são a nossa Torre Eiffel.

Há alguns dias que ando a jacarandar pela cidade e queria mesmo deixar um post aqui. Quem já esteve debaixo de uma cerejeira carregada (se possível, entre pingos de chuva fininha) sabe que é uma das coisas mais bonitas do mundo. Aqui podemos não ter cerejeiras, mas que não nos faltem os jaracandás.

 

Anúncios

One response to Jacarandando

  1. […] Diaz. Esta história de fotografias de jacarandás gentilmente cedidas por amigos já começa a ser uma tradição. Qualquer dia fazemos um concurso aberto a todos os nossos queridos leitores, com prémios e tudo, […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s