Takeover (ECAL na Cité Radieuse)

icon-15Apartment-No-50-Cite-Radieuse-Unite-Corbusier-ECAL_dezeen_468_29Poucos projectos merecem tantas e tão emotivas vénias quanto os takeovers do Apartamento nº 50 da Cité Radieuse de Le Corbusier, em Marselha. Depois de tirarmos o chapéu a colossos como Jasper Morrison, os manos Bouroullec, Konstantin Grcic e Pierre Charpin chega a vez de nos rendermos ao talento dos mais novos. Isto porque cada designer convidado designa o seu sucessor, e o okupa do ano passado, Pierre Charpin, escolheu passar o testemunho a um grupo de estudantes da ECAL. A escolha não podia ter sido mais acertada – é a primeira vez que um grupo de designers intervém no Apartamento do mestre Corbu. Apesar da juventude – ou talvez graças a ela – estes meninos arrasam com a sua maturidade. Devant une belle page blanche, j’aimerais avoir 20 ans, já dizia Mademoiselle Perriand (está aí ao lado). Podem andar na escola, mas eles não são projectos de designers. São designers inteiros. Já lá estão, naquele sítio a que muitos querem chegar.

Guiados por Thilo Alex Brunner, director do Master de Design de Produto da ECAL e Augustin Scott de Martinville, os estudantes da ECAL criaram uma série de objectos que facilitam a vida e iluminam o espírito dos ocupantes da demeure. É isto que o design deve fazer: resolver problemas, e, no caminho, alegrar-nos a alma.

A história da recuperação do Apartamento 50 da Cité Radieuse e dos seus abençoados takeovers anuais já foi contada muitas vezes, mas resume-se ao espírito generoso dos dois benfeitores que compraram o apartamento e o restauraram. Jean-Marc Drut e Patrick Blauwart – os felizardos proprietários – abrem as portas da sua casa todos os anos para deixar o design entrar. Não se vão embora, não (como deixar o paraíso se podemos viver nele?). Convivem com os objectos durante o Verão, deixam os curiosos entrar (associado ao Design Parade, o apartamento vira exposição de 4 a 19 de julho) e no fim compram algumas peças que são muito mais que souvenirs passageiros: são os testemunhos de encontros gloriosos, entre o passado e o presente, entre pessoas que não se conheceram e dialogam no espaço, camadas de história registadas, sobrepostas, na eternidade dos deuses.

O processo dura quase um ano. Os estudantes visitaram o Apartamento em Setembro passado, estiveram lá três dias e voltaram para casa. Pensaram sobre o assunto e voltaram cheios de perguntas e algumas respostas. Os objectos são seríssimos. Em luminosas cores primárias, elegantes, vivos, contêm a sofisticação das coisas óbvias, e provocam espantos, sempre com a dose certa de humor.

Este ano, os designers não se ficam pelos interiores. Era preciso juventude para olhar o céu. Por isso, os estudantes realizaram propostas para o fabuloso terraço do edifício (de repente, vem-me à cabeça o terraço da Pedrera de Gaudí. Os rooftops são românticos. Arejados. É de aproveitar).  Lá dentro, há candeeiros que se viram para iluminar espaços concomitantes, ventoinhas, mesas e cadeiras nómadas que se dobram para andar de espaço em espaço, contentores para piqueniques, almofadas que se agrupam como um molho de chaves, um tapete que mapeia a relação entre Marselha e a Cité Radieuse no momento da sua construção (1952),  e um aparelho métrico que explica o sistema Modulor.

Sim, é maravilhoso. De amar, adorar e suspirar por mais. Merci.

Apartment-No-50-Cite-Radieuse-Unite-Corbusier-ECAL_dezeen_468_2Apartment-No-50-Cite-Radieuse-Unite-Corbusier-ECAL_dezeen_784_0

Apartment-No-50-Cite-Radieuse-Unite-Corbusier-ECAL_dezeen_468_1Apartment-No-50-Cite-Radieuse-Unite-Corbusier-ECAL_dezeen_468_2707_Agrafes_ECAL_DongInSeolApartment-No-50-Cite-Radieuse-Unite-Corbusier-ECAL_dezeen_468_2514_Atlas_ECAL_JulieBernardApartment-No-50-Cite-Radieuse-Unite-Corbusier-ECAL_dezeen_468_23Apartment-No-50-Cite-Radieuse-Unite-Corbusier-ECAL_dezeen_468_21Apartment-No-50-Cite-Radieuse-Unite-Corbusier-ECAL_dezeen_468_24Apartment-No-50-Cite-Radieuse-Unite-Corbusier-ECAL_dezeen_468_15

Anúncios

Respond to Takeover (ECAL na Cité Radieuse)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s