Teresa Pavão (as voltas da vida)

icon-07IMG_6812Que bom seria viver só rodeado de coisas bonitas e úteis. E na coincidência das duas.

É isso que acontece sempre que as voltas da vida, e já são algumas, me levam ao atelier da Teresa Pavão, ali na Sé.

(A Sé é a igreja mais bonita de Lisboa, digo eu)

A última vez foi num dia de Junho, onde as cerâmicas e os têxteis de Teresa Pavão se encontraram com as flores, frescas e silvestres, da kc kli ko. Enquanto as peças, cozidas, cosidas, trabalhadas, preciosas, acabadas, eram perfeitas na sua imperfeição de serem coisas, as flores, arranjos que pareciam acabados de colher, eram partezinhas de natureza domada, mas sem cordéis.

O encontro durou um só dia, como a existência daquelas borboletas apressadas que vivem como se tivessem todo o tempo do mundo, e acordam e desmaiam em menos de 24 horas. Talvez por isso tivesse sido ainda mais maravilhoso.

O atelier-loja da Teresa nasceu onde antes existia uma bonita padaria à antiga portuguesa. Agora não há pão, mas come-se com os olhos. Não há pão, mas há pigmentos. E mais uma data de coisas, instrumentos, objectos, memórias materiais, por onde o olhar, desassossegado, deambula. E depois detém-se. E aí sossega, pelos bancos, pelos bules, pelas tábuas de madeira, pelos frascos, pelas colheres e tesouras cristalinas, pelos colarinhos e botões.

Por esta altura, já a água dos jarros terá sido trocada várias vezes, e outras flores terão acordado e adormecido, mas as peças da Teresa continuam lá (as que não foram levadas por mãos e corações que gostam de coisas bonitas e úteis) e é sempre bom visitá-las. Ali na Sé. Numa ruazinha linda, que desce e serpenteia, e onde, entre outros lugares que encontraram o seu lugar, até há um restaurante que se chama “Cruzes Credo” em homenagem ao Beco das Cruzes, mesmo ali ao lado.

(as fotos foram todas tiradas nessa visita. Exigiram algumas manobras mas foi muito bom desassossegar o olhar assim)

IMG_6752IMG_6826IMG_6804IMG_6733IMG_6758 IMG_6764IMG_6761 IMG_6815IMG_6782IMG_6789IMG_6791IMG_6798 IMG_6806IMG_6822IMG_6823IMG_6832IMG_6848IMG_6851IMG_6854IMG_6801

Anúncios

Respond to Teresa Pavão (as voltas da vida)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s