Cocó Chanel

icon-07

Chanel_no_5_ad-thumb-600x331-6633

Estou à vontade porque sou uma abençoada moradora da Madralapa, que é aquele bairro físico e imaginário que às vezes cobre a Madragoa, outras vezes a Lapa, outras vezes ainda os espaços que ficam pelo meio, os in-betweens, que são os melhores, como bem sabe quem pratica meditação.

Estou à vontade porque considero que acordar todos os dias, pôr o pé na rua e ter o rio a dar-me as boas-vindas antes de entrar no mundo real, agreste, doce, não é apenas um privilégio, é quase obsceno de bom, porque o Tejo é sempre o mesmo e no entanto sempre inteiramente novo, coberto com novos trajes, como o ser amado do nosso desassossego.

Estou à vontade porque todo o santo dia calcorreio esta cidade alegremente, subidas e colinas e linhas rectas e planas, e todos os dias dou graças por ter sido aqui que nasci, imerecidamente, e ser aqui que me é dado viver, porque mereço.

E é por isso que, caminhando tantas vezes pelo bairro com a prole, não posso deixar de lamentar o triste fado de tantas vezes ter de andar cabisbaixa. Em vez de ter os olhos nas alturas, nas fachadas dos prédios que mesmo descascadas são bonitas, nos tristes azulejos incompletos, nos sublimes jardins esvoaçantes, que espreitam, inesperados, lá do alto, tenho os olhos pregados no chão, à cata das minas deixadas não pelos canídeos – esses são inocentes- mas pelos seus donos. Chiques a valer. E assim vou intercalando passos com gritinhos surpresos ou berros abertos e estridentes,

– Olha aí

E três passos mais à frente, ligeiramente à direita,

– Olha aí. OLHA AÍ.

E as crias saltam, e riem, e fazem contorcionismos loucos para não pôr a pata na poça, na bosta, e seguir em frente, aprumadinhos.

E então perguntam-me os dois, mais ou menos em coro, como é que se explica tanto cocó no chão. E eu digo-lhes que a Lapa é o bairro mais bonito de Lisboa, e que a Lapa é o bairro mais porco de Lisboa. E que gente fina é outra coisa. E que aquilo nem é cocó, lindinhos, é Cocó Chanel e a vida é bela.

(na imagem, uma ilustração sobre os sítios onde colocar perfume, according to Mlle. Coco)

 

 

 

Anúncios

2 responses to Cocó Chanel

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s