Bem comportado (Miguel Vieira Baptista no Gabinete)

icon-06

Livro_1.jpg

O canto é o sítio para onde se mandam os meninos mal comportados. A não ser que seja no Gabinete, onde acontece precisamente o contrário. Porque Miguel Vieira Baptista vai para o canto, mas não é de castigo. Ele é o menino bem comportado que vai para o canto por prazer. Fá-lo num livro, e fá-lo nas paredes da galeria. Ambos são cantos para ficar.

Mas não é só isso. Por muito certinho que seja (e é, não me lembro de ter conhecido designer mais rigoroso e perfeccionista que ele) Miguel Vieira Baptista tem sempre um bocadinho de loucura para dar. É por isso que sai do canto, estando nele. Nas páginas do livro, nas paredes da galeria. E é maravilhoso. Se ainda não foram, não sei do que estão à espera. Apressem-se.

Os desenhos – gloriosos, minuciosos, rigorosos- estão reunidos num livro belíssimo, CORNER- drawings and objects, editado pela Stolen Books, 100 exemplares numerados e assinados. São desenhos técnicos, e todos aparecem pelo menos uma vez no livro à escala real. São testemunhos de técnica, de precisão, mas mais do que isso, são testemunhos de amor. Só uma pessoa louca de amor poderia passar 90 minutos, duas horas, à volta de um canto para fazer uma coisa tão bonita. É preciso dedicação, delicadeza, mimo, músculo. Os desenhos são feitos em grafite, e pintados a caneta de feltro ou com pincel, com um cuidadinho doido para não escorrer. Sim, é uma maluquice. Sim, por isso é lindo.

A história começou numa galeria – com o projecto Empty Cube (2014), de João Silvério, na Appleton – virou livro e prolongou-se no Gabinete, onde, para fechar o círculo, em vez de posters, Miguel Vieira Baptista voltou a fazer, in loco, desenhos que permanecem, nos cantos das paredes. E assim deambulamos por ali, folheando a perenidade.

Uma das maravilhas do livro é que muitas fotografias estão à escala. O que significa que vemos os desenhos, nas páginas, exactamente do mesmo tamanho que têm, na vida. Outra maravilha é que o livro não tem lombada o que significa que o podemos abrir completamente, e assim contemplar quase sem limites cada desenho, mimetizando a sensação que temos na galeria, sendo que o canto da parede é, no livro, exactamente o centro onde as páginas se tocam.

Mas esta é apenas uma das razões por que vale a pena ir ao Gabinete ver o trabalho de Miguel Vieira Baptista. O resto, é Backyards, uma série de pequenos contentores de secretária feitos de Corian para organizar objectos de escritório. Nas mesas desenhadas por Carrilho da Graça, os “quintais” estão dispostos a arrumar. Ao mesmo tempo que organizam os objectos que contêm, organizam o espaço. São pequenos redutos de privacidade, como biombos, ou cortinas, que dispomos a nosso bel-prazer. Para arrumar o quê? Tudo, até a nossa cabeça. Tesouras, Moleskines, iPads, réguas, clips, agrafadores e moedas verdadeiramente inúteis, e por isso tão importantes, como aquelas de 10 escudos que já ninguém tem, menos o Miguel Vieira Baptista, que as fotografou, como a todos os objectos-prop, e as imprimiu sobre cartão mantendo o seu tamanho real. São quatro modelos de Backyard, cada um em séries de 9, numeradas e assinadas, como o livro. Os compartimentos, modulares, podem combinar-se de tantas formas que parecem muitos mais.

São uma delícia. Assim distribuídos sobre a mesa, silenciosos, recordam-nos a importância de nos rodearmos de objectos que fazem sentido, e nada mais.

(as fotos, aí em cima e aí em baixo, são da Joana Soda)

Livro_2.jpg

 

Livro_3.jpg

Desenho_2_3.jpg

Escala.jpgBackyards_1.jpg

Backyards_3.jpg

Backyards_4.jpg

Anúncios

Respond to Bem comportado (Miguel Vieira Baptista no Gabinete)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s