Abram o olho

icon_10

familledécor1.jpg

Cécile Mestelan é uma jovem e talentosa ceramista francesa. Nasceu em Biarritz, que é uma bela terra, passou pela ECAL de Lausanne, que é uma bela escola, e veio parar a Lisboa, que é outra bela terra. Pelo meio, passou por Ílhavo e foi aí que se abriu o azimute. Expliquemos. Cécile começou por criar pequenos totens de gesso, mas uma visita à Vista Alegre, onde fez uma residência no Id Pool mudou o seu caminho. Descobriu a porcelana, logo pela melhor mão, e obviamente enamorou-se. Nunca mais a largou.

Na residência, Cécile passou três meses intensos, onde praticamente não saía do atelier de modelação. Agora vive em Lisboa e o seu objectivo é abrir, em Setembro, um atelier de cerâmica – OLHO – onde possa continuar a desenvolver o seu trabalho, ao mesmo tempo que ajuda a espalhar a mensagem, organizando workshops para o público e criando um espaço onde outros artistas se possam encontrar e fixar residência, mais ou menos temporária.

Para isso,  abriu uma campanha de crowdfunding numa plataforma com um nome delicioso – Kiss Kiss Bank Bank – para angariar os fundos necessários para comprar uma mufla, um torno de cerâmica e uma pequena prensa de tambor. Em contrapartida, para além de ajudarem a espalhar magia, os financiadores podem comprar algumas das peças a melhores preços. Quando abrir o seu atelier de cerâmica, Cécile terá encontrado não só um lugar para as suas ferramentas. Estará a devolver à comunidade aquilo que agora generosamente recebe.

Faltam poucos dias para a campanha terminar, e Cécile precisa só de um empurrãozinho final. Por isso toca a abrir a pestana e colaborar. Abram o Olho.

(As fotos, cedidas pela artista, retratam as maravilhosas esculturas geométricas de Cécile. Familiares, porque nos são próximas e já as vimos algures – ela diz que foi em Brancusi, e tem razão – originais, primitivas e contemporâneas, minimalistas mas não frias. Autónomas, ou em família, são sempre delicadas e decididas. Adoramos. Em baixo, uma fotografia da artista, tirada pela Emmy Martens)

©Emmymartens-PortraitCecile-1.jpg

 

gaiola-1.jpg

ilbarritz.jpg

vase1.jpg

vase1.jpg

Picos.jpg

OLHOtrio.jpg

 

Anúncios

Respond to Abram o olho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s