Cécile Mestelan é uma jovem e talentosa ceramista francesa. Nasceu em Biarritz, que é uma bela terra, passou pela ECAL de Lausanne, que é uma bela escola, e veio parar a Lisboa, que é outra bela terra. Pelo meio, passou por Ílhavo e foi aí que se abriu o azimute. Expliquemos. Cécile começou por criar pequenos totens de gesso, mas uma visita à Vista Alegre, onde fez uma residência no Id Pool mudou o seu caminho. Descobriu a porcelana, logo pela melhor mão, e obviamente enamorou-se. Nunca mais a largou.
Na residência, Cécile passou três meses intensos, onde praticamente não saía do atelier de modelação. Agora vive em Lisboa e o seu objectivo é abrir, em Setembro, um atelier de cerâmica – OLHO – onde possa continuar a desenvolver o seu trabalho, ao mesmo tempo que ajuda a espalhar a mensagem, organizando workshops para o público e criando um espaço onde outros artistas se possam encontrar e fixar residência, mais ou menos temporária.
Para isso, abriu uma campanha de crowdfunding numa plataforma com um nome delicioso – Kiss Kiss Bank Bank – para angariar os fundos necessários para comprar uma mufla, um torno de cerâmica e uma pequena prensa de tambor. Em contrapartida, para além de ajudarem a espalhar magia, os financiadores podem comprar algumas das peças a melhores preços. Quando abrir o seu atelier de cerâmica, Cécile terá encontrado não só um lugar para as suas ferramentas. Estará a devolver à comunidade aquilo que agora generosamente recebe.
Faltam poucos dias para a campanha terminar, e Cécile precisa só de um empurrãozinho final. Por isso toca a abrir a pestana e colaborar. Abram o Olho.
(As fotos, cedidas pela artista, retratam as maravilhosas esculturas geométricas de Cécile. Familiares, porque nos são próximas e já as vimos algures – ela diz que foi em Brancusi, e tem razão – originais, primitivas e contemporâneas, minimalistas mas não frias. Autónomas, ou em família, são sempre delicadas e decididas. Adoramos. Em baixo, uma fotografia da artista, tirada pela Emmy Martens)
Respond to Abram o olho