Identidade Natural

icon-06

unspecified-4

Bem-vindos à sociedade pós-química. Na realidade, os elementos naturais que nos rodeiam estiveram sempre aqui, mas agora parece que houve um abrir de pestana colectivo e percebemos que somos mesmo, mesmo, aquilo que comemos. E os remédios que tomamos. Por isso, temos cada vez mais juizinho. Por isso, laboratórios como os portugueses Biocol, fundados em 1978, fazem tanto sentido.

Quando o trabalho que desenvolvem -criar medicamentos éticos, naturais e acessíveis- vem assim apresentado, com visuais imaculados, então, fazem um sentido do caraças. Tornam-se apetecíveis. Não se aguentam. Temos de os provar.

Quando vi o projecto extraordinário que o Studio AH-HA desenvolveu para a Biocol (identidade visual, website, anúncios) fiquei pasmada. Foi amor à primeira vista, e talvez tenha sido assim porque não é preciso olhar duas vezes. Está tudo lá. Percebe-se à primeira. Sendo simples e transparente, não se explica. Como deve ser.

Depois, ainda de boca aberta, comecei a deslizar pelas imagens, e senti-me uma espécie de Alice no País das Maravilhas naturais. Esta campanha parece que fala. Diz “Prova-me”, “Come-me”, “Bebe-me”, e fá-lo com toda a naturalidade. Porque, para passar a mensagem de um “medicamento que se explia numa hashtag” as designers Catarina Carreiras e Carolina Cantante usaram apenas “ingredientes naturais”, deram-lhes a volta,  e usaram as cores dos minerais e vegetais na origem dos medicamentos. O resultado é um UAU esmagador, ou não fosse a sua missão causar espanto (AH-HA). Neste mundo perfeito, os comprimidos transformam-se em pétalas, as sementes em comprimidos, os espargos saem todos espigados de um pacote de batatas do MacDonalds, os vegetais são joias preciosíssimas e as granadas são bioagradáveis.

Perante projectos como este, as palavras são redundantes. Exactamente como os químicos, quando já existe a natureza.

(está aqui uma selecção de imagens, de Diogo Alves/Studio AH-HA. Para ver o projecto todo, que vale a pena, espreitem aqui. Para tratarem da saúde vão aqui.)

unspecified-6.jpeg

unspecified-8.jpeg

unspecified-7.jpeg

unspecified-3.jpeg

unspecified-5.jpeg

unspecified-9.jpeg

unspecified-1.jpeg

unspecified.jpeg

 

Anúncios

Respond to Identidade Natural

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s