Vida Moderna (Jean Jullien)

icon-09

IMG_7646.jpg

Graças à Internet, à Mastercard, e as outras burguesices muito convenientes dos dias de hoje, recebi antes de tempo o novo livro de Jean Jullien. É assim a vida moderna.

O livro é uma delícia. É tão bom, mas tão bom, que quase me arrependo de o ter encomendado. Se tivesse escolhido esperar, teria prolongado o prazer, na espera?  Seria tantrismo livresco?

Modern Life, editado pela TeNeues, é a primeira monografia do francês Jean Jullien. É um conjunto de meditações visuais sobre o mundo de hoje que nos faz gostar mais de viver, precisamente, no mundo de hoje. Isto é particularmente engraçado. Mesmo para os modernitos nostálgicos como eu, que temperam o progressismo com melancolia, o encanto é evidente. Este mundo louco é  afinal incrivelmente cómico. Só assim conseguimos sobreviver.

No livro, Jean Jullien confessa-se. Explica como gosta de contemplar. Felizmente para nós, que amamos o seu trabalho, não se fica por aí. Jullien não é um idler puro. Nem muito menos um cínico. Ele reflecte. Cogita. Inquieta-se. Intervém.
Desenha, observa o mundo e exercita-se construindo trocadilhos visuais, que, como sabemos, são muito mais poderosos que os verbais.

Em Modern Life, agradece aos seus pais (e aos tios) que o expuseram a uma data de coisas interessantes (como arte, livros e banda desenhada). Podia não ter dado em nada, mas deu. Jullien, que desenhava com o irmão, é hoje um artista reconhecido. E agradecido.

IMG_7645.jpgIMG_7647.jpgIMG_7648.jpgIMG_7649.jpgIMG_7651.jpg IMG_7650.jpg

 

 

 

 

Anúncios

Respond to Vida Moderna (Jean Jullien)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s