A cada colina, sua bina

icon-15

punkt2

Se fosse preciso desenhar uma bicicleta para Lisboa como seria? Uma bicicleta que “favorecesse a mobilidade pessoal” e “tornasse o ciclismo electricamente assistido mais fácil e acessível”?  E que ao mesmo tempo se relacionasse com a topografia – acidentada- e a cultura – peculiar-  desta cidade, Lisboa?

O desafio foi lançado pela Punkt. a três instituições de peso na área do design: ECAL (Lausanne), RCA (Londres) e Design Academy Eindhoven. A Punkt. aprecia um bom repto, é óbvio. Produz telemóveis lindos e espertíssimos, e advoga o digital detox para todos. Claro que todos estes argumentos ajudam imenso a vender telemóveis lindos e espertíssimos, mas isso é um pormenor.

As bicicletas apresentadas pelos pupilos do design estão reunidas no projecto PUMP e são  exibidas estes dias num palácio em Milão. Ah, e vão a votos (onde, perguntam? isso. Nas redes sociais, via twitter e Instagram. #ninguémescapa.)

Os projectos – aqui em baixo – apresentam soluções boas e inseparáveis do contexto onde nasceram, o que é sempre um bom princípio para encontrar algum sentido. Há um motor que aproveita a energia que gastamos ao travar, quando descemos as ruas de Lausanne, transformando-a na energia que precisamos para subir (“quanto mais longe estiveres do centro do planeta, mais energia tens disponível” explicam os estudantes da ECAL); Ou uma bicicleta com um banco preparado para dois e um motor escondido com força suficiente para os levar, mesmo num país topograficamente entediante como a Holanda; Ou uma e-bike com sistema de navegação integrado para quem não conhece Londres (e o tema é sensível) e bateria amovível.

Claro que ao pé das colinas de Lisboa, tudo isto é coisa de meninos. Visto daqui, até parece que estão a fazer batota. Giro, giro, seria ver as propostas dos alunos da FBAUL perante este desafio. Entretanto, continuamos a pedalar.

(lá em cima, o projecto RCA, aqui em baixo, ECAL e a fechar Design Academy Eindhoven)

punkt3

punkt1

Anúncios

Respond to A cada colina, sua bina

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s