Nas Tintas

icon_10

UCB_mug_collectio_2017_fabrica_Matteo_Bellomo__7

A designer Mariana Fernandes gosta de pôr a mão na massa, que, no caso dela, é a tinta. Na Lavandaria, o estúdio lisboeta onde nascem maravilhosas impressões em serigrafia, ou na Fabrica, onde faz parte de uma dream team de jovens criativos, Mariana está sempre rodeada de pigmentos e pincéis. Foi isso mesmo que transportou para a nova colecção de 6 canecas que desenhou para a Benetton, inspirada em padrões têxteis oriundos de diferentes culturas. Entre pinceladas, andava à procura de uma materialidade sem peneiras.

Para mim, que sou viciada em chá, foram um coup de foudre instantâneo. Assim, junta-se o útil ao agradável. A beleza no contentor e no conteúdo. Aposto que também servem para café, leite de amêndoas, matcha, o que for. Tenho algumas de coleções anteriores e estão todas intactas, apesar do uso. Isso é importante. E claro, com o barbeiro que está, são o warm up perfeito para o Natal.

Como começou este projecto?

Na realidade, o projecto vem em continuidade das “gift collection” precedentes, que a Fabrica fez para a Benetton. O nosso interesse é continuar a colaborar com eles com estes objectos especiais, que acreditamos que façam a diferença da marca. ​Esta é ​já a terceira colecção de mugs, a primeira foi desenhada pela Catarina [Carreiras] e a segunda te​ve um designer diferente a desenhar cada um dos padrões.

Inspiraste-te em padrões de diferentes culturas (isso é transversal a toda a coleção, quer dizer, os designers anteriores também fizeram isso? Estou a lembrar-me das canecas da Catarina Carreiras que partiam de diferentes malhas e pontos). De onde vêm os padrões em que te inspiraste e o que procuraste fazer a partir daí?
​Exacto! porque esse é o ponto de partida comum a todos. A ideia é que, mesmo que sejam de colecções diferentes, todas estas peças pertençam à mesma família…
No meu caso, tinha interesse em que estes padrões traduzissem de alguma forma aquilo que eu sou, como designer (se se pode dizer assim). Eu gosto de trabalhar com as mãos e a tinta é um elemento sempre presente. Então foi isso que fiz, explorei traços e padrões com pincel e tinta. Apesar das limitações técnicas e simplicidade do objecto, queria transmitir essa materialidade, e que os padrões tivesse um tom mais relaxado.
Depois há a cor, tudo menos acertadinha. Onde foste buscar esta paleta vibrante?
A Benetton é a marca da cor; a caneca para uso diário é um objecto tão easy going que me fez sempre sentido tirar partido da cor de uma forma menos óbvia.
​No entanto, sendo um objecto mass-production, todo ​​o processo, desde a proposta ao produto final é muito longo, tem muitos testes, provas e algumas tentativas/ erro.
Então acho que as cores finais chegaram também como um resultado quase natural no final do processo.
Projectos para 2018 de que possas falar já: na Lavandaria, na Fabrica?
Os dois. O meu mundo tem estes dois lados e gosto dele assim, por enquanto.
 Na Fabrica, gostava de conseguir tirar o melhor partido deste novo rumo com a recente chegada do Oliviero Toscani.
​Na Lavandaria, o objectivo é conseguir produzir mais e melhor: com mais projectos próprios, mais tinta e mais pessoas! ​
O que pedes a 2018?
Estou a pensar nisto a primeira vez. Ainda não estava no “mood” de novo ano… :)
Mas acho que lhe peço que seja um “cavalheiro” à moda antiga, sem me tirar a independência a que tenho direito.
Que me deixe trabalhar muito e duro mas que seja educado e que me abra a porta do carro!
(A Mug Collection III, desenhada pela portuguesa Mariana Fernandes, está à venda nas lojas Benetton por 7,95€. Fotos Matteo Belomo)
UCB_mug_collectio_2017_fabrica_Matteo_Bellomo__8.jpg
UCB_mug_collectio_2017_fabrica_Matteo_Bellomo__9.jpg
UCB_mug_collectio_2017_fabrica_Matteo_Bellomo__11.jpg
UCB_mug_collectio_2017_fabrica_Matteo_Bellomo__01.jpgUCB_mug_collectio_2017_fabrica_Matteo_Bellomo__12.jpg
Anúncios

Respond to Nas Tintas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s