Sólidos Fofinhos

icon-08

Landscapes 18_IORParece que está cientificamente provado que a arte liberta serotonina e ia jurar que o design também. Olhando para alguns objectos que nos causam espanto, um espanto bom, percebe-se imediatamente o efeito que têm em nós, tão suave, luminoso e necessário como um banho de Sol de Inverno.

Este é obviamente o caso de todos os objectos que, para além de mediarem a nossa relação com o mundo, pela sua mera presença nos confortam. É importante procurá-los, encontrá-los, conviver com eles, deleitar-se neles. Pela contemplação e, melhor ainda, pela interação.

O projecto So Solid Landscapes, do designer Ivo Oliveira Rodrigues, faz isto com uma facilidade estúpida. Pensado para crianças, é um conjunto de sólidos geométricos (cilindros, cone, meia esfera, meio toro) que assentam sobre figuras geométricas (círculo, rectângulo, oblongo, rectângulo/oblongo) possibilitando diferentes combinações, ou seja, levando à composição lúdica de múltiplas paisagens e cenários, que estimulam, sem esforço, a imaginação e a criatividade. A particularidade é que sólidos e bases são feitos de crochet.

“Este projecto surgiu graças à insistência da Raquel Costa. A Raquel tem como hobby fazer crochet e desafiava-me com regularidade para desenhar “bonecos” para ela materializar. Refiro-me a bonecos por ser exactamente o que a Raquel esperava que eu desenhasse: umas personagens zoomórficas, uns monstrinhos ou qualquer coisa que se aproximasse do figurativo. Obviamente que ficou extremamente desiludida quando lhe apresentei uns sólidos geométricos que assentam sobre bases geométricas. Tentei justificar-lhe a minha escolha e apesar de achar que ainda hoje não está muito convencida acabou por executá-los.” explica Ivo Oliveira Rodrigues.

Temos assim um conjunto de sólidos fofinhos. Não exatamente o macaquinho sorridente ou o coelhinho com nariz em cruz, mas todo um universo de possibilidades, ao mesmo tempo sólido e maleável, que é aquilo que desejamos que as crianças tenham ao seu alcance, para explorar despreocupadamente. Todo um universo de possibilidades que parte do rigor, da precisão e da simplicidade, mas é também inesperado, simbólico e poético.

Ivo Oliveira Rodrigues explica: “Interessou-me também a possível analogia ao tão tradicional naperon de crochet, na medida em que as bases+sólidos podem ser colocados sobre qualquer superfície de uma casa, adaptando-se graças às características do material/técnica que tornam as landscapes maleáveis. São uma espécie de naperons contemporâneos nómadas, que vagueiam pela casa às costas da “desarrumação” das crianças.”

Porque são feitas à mão e devem dar muito trabalhinho, estas So Solid Landscapes não estão à venda em nenhum estabelecimento comercial. Designer e artesã aceitam encomendas, que podem realizar-se contactando-os por mensagem privada, por exemplo, aqui.

Como não consegui escolher uma só fotografia, publico todas as que me mandaram. Importante mesmo é deixar as crianças brincar em paz, mesmo como coisas sérias. Sobretudo com coisas sérias, como sólidos geométricos. Isto é mesmo a nossa cara. Divirtam-se.

Landscapes 1_IOR.jpgLandscapes 2_IOR.jpgLandscapes 3_IOR.jpgLandscapes 6_IOR.jpgLandscapes 8_IOR.jpgLandscapes 9_IOR.jpgLandscapes 11_IOR.jpgLandscapes 14_IOR.jpgLandscapes 20_IOR.jpgLandscapes 21_IOR.jpgLandscapes 22_IOR.jpgLandscapes 17_IOR.jpg

Anúncios

Respond to Sólidos Fofinhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s