N

(NEVE)

Este homem tinha perdição pelo azul. Ele mostrou-me, sem me tocar, que afinal o amor sempre movia o mundo.

Antes de o conhecer, ou talvez ao mesmo tempo, tinha muitas discussões a esse propósito. Ficava muito irritada quando me contrariavam. Para mim era tão claro, o amor era um mar e quem entrasse nele sem medo podia ir até ao fim do mundo. Que em rigor não existia, porque o amor era um mar, e o planeta era azul, 71% de água e ainda por cima esférico, logo sem partida, nem chegada.

Este homem, antes de mergulhar na piscina mais bonita do universo dizia sempre: how deep is your love. E atirava-se.

Ele tinha muitos defeitos, como todas as pessoas boas. Quanto maior o coração, maior a asneira. É uma questão de espaço.

Mas ele mergulhava. Dava-te a mão e tu ias. Olhava para ti e percebia tudo. Mostrava-te as músicas do avesso e fazia-te um whisky sour com limão, porque a vida nem sempre te dá laranjas.

Um dia, um bicho invejoso quis comer-lhe o coração. Tentou, tentou, mordeu, e agitou a mandíbula, de um lado para o outro, ferrando o dente, rasgando a carne sem piedade. Abriram-no. Fecharam-no. Mas ele sacudiu-o. Deitou-lhe a língua de fora, agitou os dedos de cada lado das orelhas, e gargalhou, cheio de dores. Apanhou um avião e foi para uma cabana no meio da neve. Ficou curado.

Neste instante, olha pela janela. Cada floco, uma partícula de mar. A neve também é água, branca e azul. Um manto imenso, fofo e doce, que nos sossega e nos sustém.

(obrigada ao amabilíssimo Pierre Pratt, que procurou no meio da neve uma ilustração tão bonita para esta história. Deslizem para verem o que acontece)

Respond to N

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s